Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Sociodemographic profile of patients in palliative care at an oncology referral hospital in Pará State, Brazil/Perfil sociodemográfico dos pacientes em cuidados paliativos em um hospital de referência em oncologia do estado do Pará, Brasil

Bastos, Bárbara Rafaela; Pereira, Adrya Karolinne da Silva; Castro, Cinthia Costa de; Carvalho, Maria Margarida Costa de.
Rev Pan-Amaz Saude ; 9(2): 31-36, 2018.
Artigo em Português | Instituto Evandro Chagas (SOPHIA) | ID: iec-17531

OBJETIVO:

Descrever o perfil sociodemográfico dos pacientes em cuidados paliativos em um hospital de referência em oncologia do estado do Pará, Brasil.

MATERIAIS E MÉTODOS:

Estudo retrospectivo, descritivo e transversal, realizado por meio da análise de 239 prontuários de pacientes internados no período de 2010 a 2014, na Clínica de Cuidados Paliativos Oncológicos do Hospital Ophir Loyola, referência em oncologia no Pará.

RESULTADOS:

A maioria dos indivíduos era do sexo feminino (59,41%), com mais de 60 anos de idade (38,91%), provenientes da Mesorregião Metropolitana de Belém (46,44%), com profissão/ocupação "dona de casa" (27,62%), casados ou em união estável (51,05%), de religião católica (34,73%), e com baixos níveis de escolaridade, tendo 38,91% apenas o ensino fundamental incompleto. Houve predominância de pacientes com histórico de tabagismo (56,90%) e etilismo (53,56%), sem antecedentes familiares de câncer (41,00%), internados por situações de urgência/emergência (93,72%).

CONCLUSÃO:

Definir o perfil desses pacientes permite uma melhor compreensão das características desses indivíduos, auxiliando a equipe multidisciplinar da clínica de cuidados paliativos no planejamento da assistência prestada, além de contribuir significativamente para a implementação de políticas preventivas de saúde no Estado.
Biblioteca responsável: BR275.1
Localização: BR275.1