Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Quality of life of elderly patients submitted to antineoplastic chemotherapy treated at an oncology reference hospital/Qualidade de vida de idosos submetidos à quimioterapia antineoplásica atendidos em um hospital de referência oncológica

Souza, Jessika Cardoso de; Santos, Emerson Glauber Abreu dos; Santos, Anderson Lineu Siqueira dos; Santos, Maria Izabel Penha de Oliveira; Fernandes, Daiane de Souza; Oliveira, Tatyellen Natasha da Costa.
Rev Pan-Amaz Saude ; 9(3): 45-54, 2019. tab
Artigo em Português | Instituto Evandro Chagas (SOPHIA) | ID: iec-17565

OBJETIVOS:

Avaliar a qualidade de vida (QV) dos idosos submetidos ao tratamento quimioterápico antineoplásico, assim como suas associações com fatores socioeconômicos, nível de dependência e dados clínicos.

MATERIAIS E MÉTODOS:

Realizou-se um estudo transversal com 200 idosos atendidos em um ambulatório de um hospital de referência oncológica do estado do Pará, Brasil. A QV foi avaliada pelo instrumento EORTC QLQ-C30 v3, constituído por 30 questões que abrangiam 15 domínios, divididos em três escalas distintas escala de estado de saúde global e QV; escala funcional; e escala de sintomas. O nível de dependência foi avaliado pela Escala de Lawton e Brody, que permite analisar a capacidade do indivíduo em realizar as atividades instrumentais da vida diária, como utilizar o telefone, administrar o dinheiro, realizar compras, preparar refeições e viajar. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva, teste de qui-quadrado e ANOVA.

RESULTADOS:

Evidenciou-se uma QV mediana. As escalas saúde global e funcional apresentaram resultados medianos, enquanto a escala de sintomas demonstrou melhor QV em seus domínios. Identificou-se uma relação significante entre a QV dos idosos e o nível de dependência. Os domínios mais afetados foram dificuldade financeira, fadiga, desempenho de papéis e função social.

CONCLUSÃO:

A interferência da QV, bem como o nível de dependência dos idosos, estão associados à doença, seu tratamento e às condições de morbidade.
Biblioteca responsável: BR275.1
Localização: PCIEC2018 / BR275.1