Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Envenomation by Bothrops snake in the City of Afuá, Ilha de Marajó, Pará State, Brazil/Envenenamento por serpente Bothrops no município de Afuá, Ilha de Marajó, estado do Pará, Brasil

Silva, Elder Oliveira da; Pardal, Pedro Pereira de Oliveira.
Rev Pan-Amaz Saude ; 9(3): 57-62, 2018. ilus., tab.
Artigo em Português | IEC - Instituto Evandro Chagas | ID: iec-17567

INTRODUÇÃO:

As serpentes do gênero Bothrops são responsáveis pela maioria dos envenenamentos no estado do Pará e no Brasil, sendo a atividade inflamatória aguda e as alterações de coagulação suas principais manifestações.

OBJETIVO:

Relatar caso grave de envenenamento botrópico, ocorrido no município de Afuá, Ilha de Marajó, Pará, em 2015. RELATO DO CASO Menor de 15 anos de idade, sexo masculino, picado na perna esquerda, enquanto realizava extração de palmito da palmeira Euterpe oleracea (açaizeiro). O paciente deu entrada no hospital 7 h após o envenenamento, referindo dor intensa local, apresentando edema ascendente até a coxa, equimose, sangramento local, náuseas, vômitos, epigastralgia e alteração na cor da urina.

RESULTADOS:

O envenenamento foi classificado como acidente grave e indicado 12 ampolas de soro antibotrópico. Os exames laboratoriais evidenciaram leucocitose, plaquetopenia, alteração de coagulação e presença de hemácias, proteínas, leucócitos e hemoglobina na urina. Com menos de 48 h, normalizou-se a coagulação. Na evolução, surgiram bolhas e necrose local com a presença de secreção purulenta. Foram utilizados metronidazol e cloranfenicol com boa resposta clínica. O paciente recebeu alta hospitalar sem sequelas graves, após nove dias.

CONCLUSÃO:

A descrição serve para dar conhecimento à comunidade científica e aos profissionais de saúde sobre as manifestações clínicas e alterações laboratoriais ocasionadas pelo envenenamento com serpentes do complexo Bothrops, encontradas na Ilha de Marajó.
Biblioteca responsável: BR275.1
Localização: BR275.1