Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Detection of enteropathogenic bacteria and enteroparasites in patients with acute diarrhea in Juruti, Pará, Brazil/Detecção de bactérias enteropatogênicas e enteroparasitas em pacientes com diarreia aguda em Juruti, Pará, Brasil

Loureiro, Edvaldo Carlos Brito; Souza, Cintya Oliveira; Sousa, Eveline Bezerra; Santos, Daniel Vasconcelos; Rocha, Daniela Cristiane da Cruz; Ramos, Francisco Lúzio de Paula; Silva, Mônica Cristina de Moraes.
Rev Pan-Amaz Saude ; 1(1): 143 - 148, 2010. tab
Artigo em Português | Instituto Evandro Chagas (SOPHIA) | ID: iec-6991
Com o intuito de determinar a frequência de bactérias enteropatogênicas e enteroparasitas em pacientes com diarreia aguda no Município de Juruti, Pará, o qual passa por intenso processo imigratório face o grande projeto de exploração mineral, avaliaram-se 263 casos de diarreia aguda, dos quais 19 por cento foram atribuídos a bactérias enteropatogênicas, destacando-se a Shigella spp, que representou 13,7 por cento. Salmonella spp, Aeromonas spp e Plesiomonas shigelloides também foram detectados. Os sorotipos de Shigella mais frequentemente encontrados foram S. flexneri (61,1 por cento) e S. sonnei (38,9 por cento). Entre as Salmonella, identificaram-se os seguintes sorotipos S. Panama (2), S. Newport (2), S. Bredeney, S. Saintpaul e S. Gaminara. A infecção pelos protozoários alcançou 85,3 por cento tendo como principais responsáveis, por ordem de frequência, Blastocystis hominis (37,3 por cento), Entamoeba histolytica/E. dispar (22,8 por cento), Endolimax nana (16,7 por cento), Entamoeba coli (9,5 por cento) e Giardia lamblia (8,4 por cento). Esses resultados fornecem valiosos subsídios à vigilância epidemiológica e ambiental, demonstrando as condições insatisfatórias de saneamento básico em que vive a população do Município.(AU)
Biblioteca responsável: BR275.1
Localização: BR275.1