Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Repercussões do pneumoperitônio na amplitude da excursão diafragmática em suínos / Effects of pneumoperitoneum on the amplitude of diaphragmatic excursion in pigs

Normando, Valéria Marques Ferreira; Brito, Marcus Vinicius Henriques; Araújo Júnior, Francisco Alves de; Albuquerque, Breno Costa Maciel.
J. bras. pneumol ; 32(1): 16-22, jan.-fev. 2006. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-430873

OBJETIVO:

Estudar as repercussões causadas pelo pneumoperitônio induzido com dióxido de carbono na mobilidade diafragmática de suínos.

MÉTODOS:

Foram utilizados aleatoriamente 14 suínos machos, da raça Landrace, pesando entre cinco e sete quilos, com 30 a 45 dias de idade. A amostra foi dividida igualitariamente em um grupo com pneumoperitônio realizado com 10 mmHg durante 60 minutos (n = 7) e em outro com pneumoperitônio com 15 mmHg durante 60 minutos (n = 7). Após a indução anestésica, os animais foram intubados e mantidos sob monitoração do volume corrente associada à análise não invasiva da amplitude diafragmática com o uso da ultra-sonografia da hemicúpula diafragmática direita.

RESULTADOS:

Em ambos os grupos foi observada restrição da amplitude diafragmática somente durante o procedimento. Não houve diferença estatística entre os níveis de pressão estudados.

CONCLUSÃO:

Houve restrição da amplitude diafragmática durante a insuflação da cavidade abdominal, a qual se mostrou independente do nível pressórico compreendido na faixa de 10 a 15 mmHg, durante o período de tempo estudado.
Biblioteca responsável: BR1.1