Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Prevalência de cárie dentária na população infantil do distrito de Mosqueiro, Belém - PA / Dental caries prevalence in the children of the district of Mosqueiro inthe city of Belém, State of Pará - Brasil,

Pinheiro, Helder Henrique Costa; Araujo, Izamir Carnevali de; Araujo, Marizeli Viana de Aragão; Costa, da França; Barroso, Regina Fátima Feio.
Pesqui. bras. odontopediatria clín. integr ; 6(1): 35-41, jan.-abr. 2006.
Artigo em Português | LILACS, BBO | ID: lil-437401

Objetivo:

Verificar a prevalência de cárie dentária napopulação infantil em todas as 58 microáreas de atuação dosagentes comunitários de saúde do Programa Saúde da Famíliado Distrito de Mosqueiro em Belém do Pará, com o propósito desubsidiar o planejamento das ações de promoção, prevenção etratamento das equipes de saúde bucal.

Método:

Foramexaminadas 887 crianças nas faixas etárias de 18 a 36 meses,5 anos e 12 anos de idade de acordo com as normasrecomendadas pela OMS, verificando os eventos da doençacárie na população estudada.

Resultados:

A prevalência decárie na população do distrito de Mosqueiro aos 18-36 mesesde idade foi de 31,68porcento, progredindo com o aumento da idade,chegado a acometer 63,69 porcento das crianças de 12 anos. O índicede dentes decíduos cariados, com extração indicada eobturados (índice ceo-d) aos cinco anos encontrado emMosqueiro foi de 3,57 e o índice de dentes permanentescariados, perdidos por cárie e obturados (índice CPO-D) aos 12anos foi de 1,80. Em relação às metas propostas pelaOrganização Mundial de Saúde para o ano de 2000, a únicaalcançada foi na idade de 12 anos, em que o índice CPO-D iguala 1,80 foi menor que o valor preconizado (índice CPO-D igual atrês).

Conclusão:

A prevalência de cárie na população deMosqueiro demonstra que devem ser implementadas açõesefetivas para o controle da doença neste território
Biblioteca responsável: BR1264.1