Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Exame do escarro no manejo clínico dos pacientes com pneumonia adquirida na comunidade / Sputum examination in the clinical management of community-acquired pneumonia

Signori, Leonardo Gilberto Haas; Ferreira, Maurício Weyh; Vieira, Luiz Carlos Hack Radünz; Müller, Karen Reetz; Mattos, Waldo Luís Leite Dias de.
J. bras. pneumol ; 34(3): 152-158, mar. 2008. tab
Artigo em Inglês, Português | LILACS | ID: lil-479632

OBJETIVO:

Este estudo retrospectivo avaliou a freqüência do uso da bacteriologia do escarro no manejo clínico de pacientes com pneumonia adquirida na comunidade (PAC) em um hospital geral, e se a utilização deste método modificou a mortalidade.

MÉTODOS:

Os prontuários de pacientes internados no Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Porto Alegre (RS) Brasil, para tratamento de PAC entre maio e novembro de 2004 foram revisados quanto aos seguintes aspectos idade; sexo; gravidade da pneumonia (escore de Fine); presença de expectoração; bacteriologia do escarro; história de tratamento; resposta clínica; troca de tratamento; e mortalidade.

RESULTADOS:

Foram avaliados 274 pacientes com PAC, sendo 134 do sexo masculino. Dentre os 274 pacientes, 79 (28,8 por cento) apresentavam, de acordo com o escore de Fine, classe II; 45 (16,4 por cento), classe III; 97 (35,4 por cento), classe IV; e 53 (19,3 por cento), classe V. Em 92 pacientes (33,6 por cento), uma amostra de escarro foi colhida para exame bacteriológico. Obtivemos amostra válida em 37 casos (13,5 por cento) e diagnóstico etiológico em 26 (9,5 por cento), o que resultou em modificação do tratamento em apenas 9 casos (3,3 por cento). A mortalidade geral foi 18,6 por cento. Idade acima de 65 anos, a gravidade da PAC e a ausência de escarro associaram-se à maior mortalidade. A bacteriologia do escarro não influenciou o desfecho clínico, nem a taxa de mortalidade.

CONCLUSÃO:

O exame do escarro foi uma ferramenta diagnóstica utilizada na minoria dos pacientes, e não trouxe benefício detectável no manejo clínico dos pacientes com PAC tratados em ambiente hospitalar.
Biblioteca responsável: BR1.1