Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Monitoramento em cabine de segurança biológica: manipulação de cepas e descontaminação em um laboratório de micobactérias / Biological safety cabinet monitoring: strains manipulation and decontamination in a mycobacteria laboratory

Ueki, Suely Yoko Mizuka; Chimara, Erica; Yamauchi, Jonas Umeoka; Latrilha, Fábio de Oliveira; Simeão, Fernanda Cristina dos Santos; Moniz, Letícia Lisboa; Giampaglia, Carmen Maria Saraiva; Telles, Maria Alice da Silva.
J. bras. patol. med. lab ; 44(4): 263-269, ago. 2008. ilus, tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-504207

OBJETIVOS:

Verificar evidências da formação de aerossóis durante a manipulação de cepas de micobactérias para teste de sensibilidade às drogas (ANT) e identificação (TIP) e o efeito da descontaminação com solução de álcool 70 por cento e luz ultravioleta (UV) na cabine de segurança biológica (CSB), após os procedimentos laboratoriais.

MÉTODOS:

Uma placa foi exposta na CSB durante os procedimentos de ANT e TIP. Ao término, a CSB foi limpa e descontaminada com álcool 70 por cento e exposta à luz UV por 15 minutos. Após esse tempo outra placa foi exposta por duas horas, somente com a ventilação da CSB ligada. As placas foram incubadas a 37ºC e observadas por 30 dias. Os esfregaços das colônias isoladas foram corados pelas técnicas de Ziehl Neelsen e Gram, e as colônias de bacilo álcool-ácido-resistente (BAAR) foram identificadas pelos métodos tradicionais.

RESULTADOS:

Nas 38 placas expostas durante o ANT, cresceram micobactérias em 10 placas (26,3 por cento), fungos em uma (2,6 por cento) e outros bacilos em duas (5,3 por cento). Das placas com micobactérias, oito (80 por cento) foram identificadas como M. tuberculosis e duas (20 por cento) tiveram identificação inconclusiva. Mesmo após a descontaminação com álcool 70 por cento e uso de UV, cresceram fungos em duas placas (5,3 por cento) e cocos em outras duas (5,3 por cento). Nas 30 placas colocadas nas CSB durante a TIP, cresceram micobactérias em 10 placas (33,3 por cento), fungos em duas (6,6 por cento), cocos em uma (3,4 por cento) e uma mistura de micobactérias e outro bacilo em uma (3,4 por cento). Não houve crescimento nas placas expostas após descontaminação das CSB com álcool a 70 por cento e uso de UV ao término da TIP.

CONCLUSÃO:

Durante os procedimentos houve formação de aerossóis contendo micobactérias, fato que ficou comprovado pelo crescimento de colônias de micobactérias nas placas expostas. Técnicas laboratoriais adequadas devem ser respeitadas para minimizar a formação de aerossóis...
Biblioteca responsável: BR14.1