Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Planejamento clínico integrado - fase de manutenção da saúde bucal / Integrated clinical planning - oral health maintenance phase

Araújo, Izamir Carnevali de; Araújo, Marizeli Viana de Aragão; Rocha, Rodney Garcia; Perez, Flávio Eduardo Guillin; Melo, Cecy Baker de; Barroso, Regina Fátima Feio.
JBC j. bras. clin. odontol. integr ; 10(53): 183-187, abr.-jun. 2006.
Artigo em Português | LILACS, BBO | ID: lil-518333
A proposta deste estudo foi sobre a fase de manutenção da saúde bucal como integrante do planejamento clínico integrado. O planejamento clínico integrado é feito por uma seqüência terapêutica oriunda da pesquisa de dados sobre o paciente anamnese, história médica e dental, exame clínico, exames complementares e diagnóstico. O plano de tratamento integrado abrange seqüencialmente várias fases, desde o motivo da consulta e/ou do tratamento, iniciando-se com a resolução dos casos de urgência, a análise do estado de saúde bucal e estabelece condições necessárias para o planejamento e controle, adequação do ambiente bucal, preparo bucal do paciente e posterior reabilitação propriamente dita. A fase de manutenção é um conjunto de procedimentos e recursos de que a terapêutica clínica dispõe para conservar a higidez das estruturas bucais, conseguidas pela prevenção e tratamento. A fase de manutenção procura manter a saúde, evitando recidivas e o retratamento do paciente, pois o risco de recidiva da doença estará sempre presente. A manutenção se caracteriza fundamentalmente pelo estabelecimento definitivo do efetivo controle da placa, da dieta e uso contínuo de flúor em baixa concentração, como estratégia de promoção bucal.
Biblioteca responsável: BR501.1