Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Bevacizumab for ocular neovascular diseases: a systematic review / Bevacizumabe para doenças oculares neovasculares: revisão sistemática

Andriolo, Regis Bruni; Puga, Maria Eduarda; Belfort Júnior, Rubens; Atallah, Álvaro Nagib.
São Paulo med. j ; 127(2): 84-91, May 2009. ilus, tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS | ID: lil-518407
CONTEXTO E

OBJETIVOS:

Muitas doenças oculares envolvem o aumento dos níveis locais de fator de crescimento do endotélio vascular (FCEV), uma diversidade de estratégias terapêuticas para tais condições. Assim, o objetivo do presente estudo é avaliar a efetividade e a segurança de bevacizumabe para o tratamento de pacientes com doença ocular que envolva o aumento dos níveis locais de FCEV, como mecanismo patofisiológico assumido. FONTE DAS INFORMAÇÕES Foi realizada busca sistemática pelas evidências disponíveis nas seguintes bases de dados da eletrônicas PubMed, CENTRAL (The Cochrane Library), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs), além de referências bibliográficas de estudos relevantes, sem restrições de língua. Foram incluídos apenas ensaios controlados e aleatórios. Acuidade visual, independentemente do método de avaliação, foi considerada o desfecho primário de interesse. SÍNTESE DOS DADOS Foi incluído um total de 667 olhos testados em nove ensaios clínicos aleatórios. A metanálise demonstrou que a proporção de pacientes com degeneração macular relacionada à idade que melhoraram a acuidade visual foi maior entre os tratados com bevacizumabe do que entre os pacientes em terapia fotodinâmica (risco relativo [RR] 0.49, 95 por cento intervalo de confiança [IC] 0,31 a 0,78, P = 0,01).

CONCLUSÕES:

A evidência disponível demonstra que bevacizumabe isolado ou combinado com outras terapias é mais eficaz que terapia fotodinâmica, fotocoagulação focal e triancinolona. O uso de bevacizumabe em vez da terapia fotodinâmica poderia reduzir os custos do tratamento em mais de 99 por cento e aumentar significativamente o acesso ao tratamento. Entretanto, o aspecto de segurança do fármaco ainda necessita ser avaliado por estudos em longo prazo com todas as doenças neovasculares em que bevacizumabe tenha o potencial de melhorar acuidade visual.
Biblioteca responsável: BR1.1