Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Perfil de resistência antimicrobiana de pseudomonas aeruginosa isoladas de fezes de pacientes infectados pelo vírus da imunodeficiência humana / Antimicrobial resistance profile of pseudomonas aeruginosa isolated in feces of patients infected with human immunodeficiency virus

Souza, Cintya de Oliveira; Dias, Danusa Martins; Barbosa, Carlos César da Silva; Rodrigues, Simone Nahum; Yoshida, Patrícia Shiori.
Cad. saúde colet., (Rio J.) ; 15(3): 379-392, jul.-set. 2007. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-527818
Pseudomonas aeruginosa é uma bactéria oportunista em indivíduos imunodeprimidos. A ocorrência de infecção periretal e enterocolite necrotizante por esse microrganismo tem sido relatada em pacientes imunocomprometidos que fazem uso frequente de antimicrobianos. Com o intuito de avaliar a resistência aos antimicrobianos de Pseudomonas aeruginosa isoladas das fezes de pacientes infectados pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) internados e atendidos em ambulatório, 64 amostras de P. aeruginosa foram testadas pelo método de difusão em sistema de disco. Dentre as 64 amostras de P. aeruginosa, 73 por cento (47 por 64) apresentaram sensibilidade a todos os antimicrobianos testados. Algumas amostras apresentaram resistência, principalmente, para gentamicina CN (20 por cento), amicacina AK (14 por cento), cefoperazona CFP (11 por cento) e piperacilina, PRL (9 por cento). Foram identificados onze modelos de resistência, sendo que todos os modelos multidroga-resistentes foram identificados em amostras isoladas de pacientes hospitalizados. A prevalência dos modelos de resistência em amostras de origem hospitalar demonstra que os pacientes hospitalizados estão mais expostos ao risco de infecções secundárias por amostras multirresistentes, além de colaborar com a disseminação da mesma no ambiente hospitalar.
Biblioteca responsável: BR67.1