Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Dificuldades e necessidades da equipe de enfermagem em serviços de hemodinâmica e angiografia / Nursing team dificulties and needs at Angiography and Hemodinamics Services

Vieira, Luiz Carlos; Contrin, Ligia M; Rol, James da Luz; Conte, Hermony Del; Lima, Aparecida R. S; Castro, Edna D. R; Santos, Marcio L. T.
Arq. ciênc. saúde ; 16(1): 21-25, jan.-mar. 2009. graf, tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-535608

Introdução:

Os serviços de hemodinâmica e Angiografia estão surgindo em várias instituições no país. Enfermeiros capacitados nesses serviços são requisitados, e a deficiência para encontrar profissional capacitado é evidente.

Objetivo:

O objetivo deste estudo foi identificar dificuldades e necessidades da equipe de enfermagem em serviços de hemodinâmica e angiografia no país.

Metodologia:

Os dados foram coletados por meio de questionário com as seguintes variáveis sexo, idade, exames realizados mensalmente, número de funcionários, supervisão direta e indireta, compra de produtos usados na hemodinâmica, processo de re-esterilização, dificuldades cotidianas, atividade executada em outro setor, tempo de compressão depois da retirada de introdutor; além das atividades executadas por profissionais enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, técnicos de radiologia e médicos. O questionário foi aplicado a 56 enfermeiros hemodinamicistas, que atuam em 30 cidades de 17 estados do Brasil.

Resultados:

Os questionários continham perguntas abertas e fechadas, cujas respostas foram expressas em forma de Tabela, em anexo. Após a avaliação percebe-se que há dificuldade em gerenciar e liderar o setor de hemodinâmica, assim como em executar diversas atividades, quer sejam simples ou complexas. A responsabilidade de supervisão do enfermeiro de hemodinâmica é ampla, como gerenciar materiais de alto custo, liderança da equipe. A literatura sobre o assunto é deficiente.

Conclusões:

Os enfermeiros que atuam em serviços de hemodinâmica e angiografia estão vivenciando a evolução do setor, suas dificuldades, assim como suas necessidades.
Biblioteca responsável: BR13.3