Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Eco-epidemiologia dos arbovírus na área de influência da rodovia Cuiabá-Santarém (BR 163), Estado do Pará, Brasil / Arbovirus eco-epidemiology in the area affected by the Cuiabá-Santarém Highway (BR-163), Pará State, Brazil

Nunes, Marcio Roberto Teixeira; Barbosa, Taciana Fernandes Souza; Casseb, Lívia Medeiros Neves; Nunes Neto, Joaquim Pinto; Segura, Nazaré de Oliveira; Monteiro, Hamilton Antônio de Oliveira; Pinto, Eliana Vieira; Casseb, Samir Mansour; Chiang, Jannifer de Oliveira; Martins, Lívia Caricio; Medeiros, Daniele Barbosa de Almeida.
Cad. saúde pública ; 25(12): 2583-2602, dez. 2009. tab, ilus
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-538397
O presente estudo descreve os aspectos eco-epidemiológicos sobre arbovírus nos Municípios de Novo Progresso e Trairão, Estado do Pará, Brasil, na área de influência da BR 163. Anticorpos IH foram detectados para diferentes arbovírus, com reações monotípicas para os VMAY e VORO, dois importantes arbovírus associados a epidemias na Amazônia. Anticorpos IgM para o VORO e VMAY foram detectados em soros humanos, sugerindo infecção recente por esses arbovírus. Duas cepas do VDEN-3 foram isoladas de pacientes febris residentes em Novo Progresso e identificadas como genótipo III. Em termos gerais, os dados obtidos sugerem uma área propícia para a circulação e manutenção de arbovírus e uma população pouco imunizada. Portanto, é importante um monitoramento dinâmico das populações locais e de imigrantes e de animais silvestres quanto à presença de anticorpos e isolamentos de arbovírus, o que permitirá um efetivo controle das infecções por esses agentes virais em residentes da área da rodovia dentro do território paraense.
Biblioteca responsável: BR1.1