Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Análise comparativa dos referenciais epidemiológico e psicológico em saúde bucal / Comparative analysis of epidemiological and psychological references in oral health

Souza, Tiago Araújo Coelho de; Araujo, Marizeli Viana de Aragão; Barros, Maria de Fátima Araújo; Lima, Rodrigo Tobias de Sousa.
Rev. ABO nac ; 14(4): 210-214, ago.-set. 2006. tab, ilus, graf
Artigo em Português | LILACS, BBO | ID: lil-544733
Introdução - O trabalho teve por objetivo traçar, analisar e comparar os referenciais epidemiológico e psicológico de pré-escolares COM e SEM acompanhamento odontológico contínuo. Material e Métodos - Foi realizada uma pesquisa comparativa descritiva de cunho exploratório onde participaram 56 crianças, na faixa etária de 5 a 6 anos, de escolas de mesmo nível socioeconômico do Bairro do Guamá na cidade de Belém, Estado do Pará. Buscou-se através de desenhos os indicadores da dinâmica familiar em interação à visão da criança quanto ao cirurgião-dentista. Resultados - Comparando o referencial epidemiológico de cárie observou-se pequena diferença na distribuição dos componentes dos índices, enquanto o perfil psicológico revelou diferença quanto à figura do cirurgião-dentista, ambiente e instrumental de trabalho. Conclusão - Quanto mais cedo a criança tem contato com o cirurgião-dentista e mais satisfatória é a sua dinâmica familiar, mais positiva é a imagem do cirurgião-dentista e de seu trabalho.
Biblioteca responsável: BR97.1