Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Luteoma gestacional não virilizante simulando neoplasia ovariana / Pregnancy luteoma without virilization mistaken by an ovarian tumor

Arnaud, Maria Vanda Catão; Abreu Junior, José Maria de Castro; Hikada, Ana Carolina Emy Vicente; Menezes Filho, Lourival.
Rev. para. med ; 23(2)abr.-jun. 2009. ilus
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-589442

Objetivo:

descrever um caso de ooforectomia em paciente com luteoma gestacional, um pseudotumor ovariano relacionado a uma resposta exagerada do estroma ovariano aos hormônios da gravidez que regride após o parto. Relato do caso mulher de 42 anos, em sua terceira gestação, evoluiu sem intercorrências. Durante a realização de cesariana, observou-se a existência de tumoração ovariana bilateral, sendo realizada ooforectomia. A análise histopatológica demonstrou-se tratar-se de um luteoma gestacional. Considerações finais por não constituir um tumor verdadeiro e pela tendência à regressão no pós-parto, readquirindo as dimensões normais, deve-se avaliar com cautela a realização de ooforectomias em pacientes gestantes que apresentem aumento das dimensões ovarianas.
Biblioteca responsável: BR3.1