Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Pesquisa de IgA contra o antígeno recombinante HspX de Mycobacterium tuberculosis no diagnóstico de tuberculose pleural / Determination of levels of specific IgA to the HspX recombinant antigen of Mycobacterium tuberculosis for the diagnosis of pleural tuberculosis

Limongi, Loanda Carvalho Sant' Ana; Olival, Liliane; Conde, Marcus Barreto; Junqueira-Kipnis, Ana Paula.
J. bras. pneumol ; 37(3): 302-307, maio-jun. 2011. ilus, tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-592658

OBJETIVO:

Avaliar a acurácia da dosagem de IgA contra o antígeno recombinante HspX no líquido pleural e no soro de pacientes com derrame pleural para o diagnóstico de tuberculose pleural.

MÉTODOS:

Estudo transversal de teste diagnóstico. Amostras de líquido pleural e de soro de pacientes com derrame pleural e suspeita de tuberculose pleural foram avaliadas para a determinação da densidade óptica de IgA contra HspX utilizando ELISA indireto.

RESULTADOS:

Foram avaliadas amostras de líquido pleural e de soro de 132 pacientes 97 com tuberculose pleural (grupo de estudo) e 35 com derrame pleural por outras causas (grupo controle). A dosagem de IgA em líquido pleural foi capaz de discriminar os pacientes com tuberculose pleural dos controles. A sensibilidade do teste em líquido pleural e em soro foi, respectivamente, de 69 por cento e 30 por cento, enquanto a especificidade foi de 83 por cento e 84 por cento, respectivamente.

CONCLUSÕES:

Os dados sugerem o potencial da utilização deste teste no diagnóstico de tuberculose pleural. Estudos com amostras maiores e em diferentes cenários epidemiológicos são necessários.
Biblioteca responsável: BR1.1