Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Antimicrobial Resistance of Shigella spp. isolated in the State of Pará, Brazil / Resistência Antimicrobiana de Shigella spp. isoladas no Estado do Pará

Bastos, Flávia Corrêa; Loureiro, Edvaldo Carlos Brito.
Rev. Soc. Bras. Med. Trop ; 44(5): 607-610, Sept.-Oct. 2011. tab
Artigo em Inglês | LILACS | ID: lil-602922

INTRODUÇÃO:

Shigella spp. são bactérias Gram-negativas, não esporuladas, em forma de bastonete, pertencentes a família Enterobacteriaceae responsáveis pela shigelose ou disenteria bacilar, uma importante causa de mortalidade e morbidade mundial.

MÉTODOS:

Foi estudado o perfil de resistência a antimicrobianos de 122 amostras de Shigella spp. (81 S. flexneri, 41 sonnei, 1 S. boydii) isoladas de pacientes (sexo feminino e masculino com faixa etária de 0 a 80 anos) com distúrbios gastrointestinais em diferentes municípios no Estado do Pará, Brasil. A resistência antimicrobiana das amostras isoladas de coprocultura, foi determinada pelo método de difusão em disco e pelo sistema Vitek II.

RESULTADOS:

A maior resistência foi observada em relação à tetraciclina (93,8 por cento), seguida de cloranfenicol (63,9 por cento), e trimetoprimsulfametoxazol (63,1 por cento). Multirresistência a pelo menos três antimicrobianos foi mais comum em S. flexneri comparada a S. sonnei (39,5 por cento vs. 10 por cento). Seis (4,9 por cento) amostras foram sensíveis a todos antimicrobianos testados. Todas as amostras apresentaram sensibilidade a cefotaxima, ceftazidima, ciprofloxacina, ácido nalidixico e nitrofurantoína.

CONCLUSÕES:

As altas taxas de multirresistência de Shigella spp. são um sério problema de saúde pública no Brasil. Sendo assim, torna-se extremamente importante um monitoramento contínuo da resistência antimicrobiana de Shigella spp. para uma terapia efetiva e medidas de controle contra shigelose.
Biblioteca responsável: BR1.1