Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

First isolation of dengue 4 in the state of São Paulo, Brazil, 2011 / Primeiro isolamento de Dengue 4 no Estado de São Paulo, Brasil, 2011

Rocco, Iray Maria; Silveira, Vivian Regina; Maeda, Adriana Yurika; Silva, Sarai Joaquim dos Santos; Spenassatto, Carine; BISORDI, Ivani; Suzuki, Akemi.
Rev. Inst. Med. Trop. Säo Paulo ; 54(1): 49-51, Jan.-Feb. 2012. ilus, tab
Artigo em Inglês | LILACS | ID: lil-614896
Relatamos o primeiro isolamento do vírus Dengue 4 (DENV-4) no Estado de São Paulo, de dois pacientes residentes em São José do Rio Preto e Paulo de Faria, ambos municípios localizados na região Noroeste do Estado. O isolamento do vírus foi realizado em clone C6/36, linhagem de células de Aedes albopictus seguido por imunofluorescência indireta, realizada com anticorpos monoclonais tipo específicos, que apresentou reação positiva para DENV-4. Os resultados foram confirmados por testes de Nested RT-PCR e RT-PCR em Tempo Real. A introdução do DENV-4 no país, com uma população suscetível a esse vírus e que já convive com a transmissão de outros três sorotipos, aumenta a possibilidade da ocorrência de casos mais graves da doença. Deve ser enfatizada a importância da detecção precoce de casos de dengue, antes que ocorra a propagação do vírus e que surtos importantes aconteçam.
Biblioteca responsável: BR1.1