Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Synanthropic triatomines (Hemiptera, Reduviidae) in the state of Pernambuco, Brazil: geographical distribution and natural Trypanosoma infection rates between 2006 and 2007 / Triatomíneos sinantrópicos (Hemiptera, Reduviidae) no estado de Pernambuco, Brasil: distribuição geográfica e índices de infecção natural por Trypanosoma entre 2006 e 2007

Silva, Maria Beatriz Araújo; Barreto, Ana Virgínia Matos Sá; Silva, Helker Albuquerque da; Galvão, Cleber; Rocha, Dayse; Jurberg, José; Gurgel-Gonçalves, Rodrigo.
Rev. Soc. Bras. Med. Trop ; 45(1): 60-65, Jan.-Feb. 2012. ilus
Artigo em Inglês | LILACS | ID: lil-614910

INTRODUÇÃO:

O presente estudo apresenta uma análise descritiva da ocorrência de triatomíneos e seus índices de infecção natural por Trypanosoma no Estado de Pernambuco, entre 2006 e 2007.

MÉTODOS:

Dados entomológicos para as espécies de triatomíneos, tais como espécimes capturados no intra e peridomicílio, e índice de infecção natural foram obtidos por meio da captura domiciliar em 147 municípios das 11 Gerências Regionais de Saúde. A pequisa foi baseada em uma amostra de insetos (100 por cento dos infectados e 20 por cento dos não infectados) enviados para o Laboratório Central de Pernambuco.

RESULTADOS:

No total, 18.029 triatomíneos foram analisados provenientes de 138 municípios. Triatoma pseudomaculata (35 por cento), Triatoma brasiliensis (34 por cento) e Panstrongylus lutzi (25 por cento) foram as espécies mais capturadas. Estas espécies também apresentaram ampla distribuição geográfica no estado. Panstrongylus megistus, Triatoma petrocchiae, Triatoma melanocephala, Triatoma sordida, Rhodnius nasutus, Rhodnius neglectus e Triatoma infestans apresentaram distribuição geográfica mais restrita e menores valores de abundância relativa. A pesquisa parasitológica mostrou que 8,8 por cento dos triatomíneos estavam infectados por flagelados morfologicamente similares a Trypanosoma cruzi e 91,3 por cento deles foram capturados no interior das habitações em 113 municípios. P. lutzi apresentou as maiores taxas de infecção natural.

CONCLUSÕES:

Após o controle do T. infestans, as espécies sinantrópicas T. brasiliensis, T. pseudomaculata e P. lutzi mantêm o risco de transmissão do T. cruzi ao homem no Estado de Pernambuco. Estas espécies são amplamente distribuídas e espécimes infectados foram encontrados dentro das casas. Assim, nossos resultados recomendam reforçar a vigilância e controle vetorial da doença de Chagas em Pernambuco.
Biblioteca responsável: BR1.1