Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Spirometry avaliation of children and teenagers with hearing impairment

Fernandes, Naelka dos Anjos; Rodrigues, Alexsandra Marcilio Pereira; Nazaré, Daniela Lobato; Normando Jr, Geraldo Roger; Normando, Valéria Marques Ferreira.
Rev. para. med ; 25(2/3)abr.-set. 2011. tab
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: lil-621059

Objetivo:

esta pesquisa analisou os parâmetros espirométricos em crianças e adolescentes comdeficiência auditiva comparando-os com as variáveis espirométricas de um grupo controle, bem comoquantificar os distúrbios ventilatórios apresentados em 13 voluntários do grupo deficiente.

Método:

foiempregado o teste t de Student para amostras independentes sendo considerado o nível ? de 5%. Osvoluntários apresentaram diagnóstico de deficiência auditiva moderada a profunda e foram avaliados pormeio de uma ficha de avaliação para verificar se cumpriam os critérios de inclusão do estudo. Foirealizado exame espirométrico com a utilização de clipe nasal, demonstrações e incentivo vocal naexecução do teste. Foram mensurados os valores de Capacidade Vital (CV), Capacidade Vital Forçada(CVF), Volume expiratório forçado de primeiro segundo (VEF1), Índice de Tiffenau (VEF1/CVF),FEFmáx (fluxo expiratório forçado máximo), Fluxo médio expiratório forçado (FEF 25%-75%) e Ventilaçãovoluntária máxima (VVM).

Resultados:

redução estatisticamente significante do FEFmáx (p ? 0,05) dogrupo deficiente auditivo quando comparado ao grupo controle. Para a maioria dos parâmetrosespirométricos avaliados não houve diferença entre os grupos.

Conclusão:

há uma relação entre adeficiência auditiva e os parâmetros espirométricos de crianças e adolescentes, pois 30,8% dos resultadosobtidos por estes participantes mostraram-se tendenciosos aos padrões obstrutivo, obstrutivo moderado erestritivo moderado.
Biblioteca responsável: BR1.1