Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Aspectos epidemiológicos da tuberculose em crianças e adolescentes no Rio de Janeiro / Epidemiological aspects of tuberculosis in children and adolescents in Rio de Janeiro

Matos, Thaise Pereira; Kritski, Afrânio Lineu; Netto, Antônio Ruffino.
J. pediatr. (Rio J.) ; 88(4): 335-340, jul.-ago. 2012. ilus, tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-649464

OBJETIVO:

Descrever os aspectos epidemiológicos da tuberculose infantil (TB) em hospital de referência.

MÉTODOS:

Estudo retrospectivo (1999-2008) de 473 indivíduos (0-14 anos) com TB confirmada, ou com melhora clínica até o quarto mês de tratamento sob os cuidados da unidade, incluindo a revisão dos prontuários médicos, fichas de acompanhamento clínico de TB e fichas de notificação da unidade de TB do hospital.

RESULTADOS:

Dentre os 473 casos de TB incluídos no estudo, 52% apresentou reatividade à prova tuberculínica, 66% história de contato com paciente com tuberculose pulmonar, principalmente intradomiciliar, sendo o pai/padrasto o familiar mais envolvido; TB disseminada em 22%. O resultado do teste de HIV foi obtido em 265 casos (56%), sendo positivo em 45 (17%). O diagnóstico de TB foi confirmado em 31% dos casos, mais frequentemente em crianças com idade acima de 5 anos, com prova tuberculínica negativa, e nas formas disseminadas. Das 65 culturas positivas para a TB realizadas no estudo, o teste da sensibilidade às drogas anti-TB foi obtido em 30 casos (46%), entre os quais 10 (33%) eram resistentes a um ou mais fármacos anti-TB, e 2 (0,8%) eram multirresistentes. Entre os pacientes com tuberculose pulmonar confirmada, 31% não preencheram os critérios para iniciar o tratamento com anti-TB de acordo com pontuação do Ministério da Saúde (< 25 pontos).

CONCLUSÃO:

A elevada percentagem de TB resistente à fármacos e a co-infecção com HIV identificados neste estudo enfatiza a necessidade de realizar estudos adicionais para avaliar tal impacto nas atividades de controle da TB infantil.
Biblioteca responsável: BR1.1