Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Study of sanitary irregularities related to the medicines merchandizing / Estudo do perfil do comércio irregular de medicamentos

Gomes, Rafaelli de Souza; Costa, Wana Lailan Oliveira da; Carrera, Jackeline de Souza; Oliveira, Lindete dos Reis; Maia, Cristiane do Socorro Ferraz.
Rev. para. med ; 26(2)abr.-jun. 2012. ilus
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: lil-658444

Objetivo:

identificar a venda irregular, por ambulantes e camelôs, de medicamentos nas ruas de Belém(PA) no período de janeiro de 2009 a junho de 2010.

Método:

realizado um estudo retrospectivo, pormeio de coleta de dados realizada no Departamento de Vigilância Sanitária (DEVISA) do município deBelém-PA. Os dados foram adquiridos através de 24 Autos de Apreensão e Remoção (AAR) cedidospelo DEVISA, onde foram contabilizados 18.334 medicamentos apreendidos.

Resultados:

foiobservado que dos 24 AAR?s, 58% faziam referência à camelôs e 42% à ambulantes. Dentre os 18.334medicamentos utilizados nesta análise, 13.306 estavam em posse de 2 camelôs e apenas 5.028 estavamno poder dos 7 ambulantes. O local com maior incidência de venda irregular foi a feira da Cabanagem,com 73% dos medicamentos apreendidos. O grupo farmacológico mais comercializado irregularmentefoi o anti-inflamatório, assim como dentre os 5 fármacos mais apreendidos, os mais encontrados foramo Diclofenaco sódico e potássico (59%). Através de um balanço da série histórica semestral, ficouevidente que o número de Ações por semestre aumentou e que a quantidade de medicamentosapreendidos diminuiu.

Conclusão:

este estudo demonstra o risco que está exposto a população, atravésda possibilidade do uso irracional de medicamentos, principalmente anti-inflamatórios. Ressalta-se aimportância de outros trabalhos na área para identificar a eficácia das ações de repressão ao comércioirregular de medicamentos, e desta maneira promover a melhoria no planejamento nas ações devigilância sanitária.
Biblioteca responsável: BR1.1