Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Busca ativa de sintomáticos respiratórios no controle da tuberculose na percepção do Agente Comunitário de Saúde / Active search of patients with respiratory symptoms in tuberculosis control in the Community Health Agents perception / Búsqueda activa de sintomáticos respiratorios bajo la percepción del Agente Comunitário de Salud

Nogueira, Jordana de Almeida; Netto, Antonio Ruffino; Monroe, Aline Aparecida; Gonzales, Roxana Isabel Cardozo; Villa, Tereza Cristina Scatena.
Rev. eletrônica enferm ; 9(1)abr. 2007. graf
Artigo em Português | LILACS, BDENF - Enfermagem | ID: lil-671066
A busca de sintomáticos respiratórios (BSR) é uma das prioridades do Programa Nacional de Controle da Tuberculose. Espera-se que esta atividade esteja inserida no cotidiano de trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), visando a detecção precoce de casos. O objetivo do estudo foi analisar a incorporação da BSR no controle da tuberculose sob a percepção do ACS. A coleta de dados foi realizada através do levantamento de resultados de baciloscopias antes e após a implantação da BSR no Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) e através de aplicação de questionário aos ACS. Após a implantação da BSR houve aumento de baciloscopias solicitadas nos dois primeiros meses, com decréscimo nos meses seguintes. Os aspectos que poderiam estar dificultando a sustentabilidade da BSR são de natureza operacional, relacionados ao trabalho externo do ACS, e de organização dos serviços de saúde (falta de integração entre os diferentes pontos de atenção do sistema de serviços de saúde descontinuidade do fluxo de informação, rigidez nas rotinas/horário de envio de escarro).

Conclusão:

Concluiu-se que a abordagem junto às famílias é uma atividade complexa exigindo que os ACS tenham uma supervisão permanente da enfermeira ou médico.
Biblioteca responsável: BR584.1