Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Prevalência de tuberculose em transplantados renais: revisão sistemática e meta-análise / Tuberculosis prevalence in renal transplant recipients: systematic review and meta-analysis

Reis-Santos, Barbara; Gomes, Teresa; Horta, Bernardo Lessa; Maciel, Ethel Leonor Noia.
J. bras. nefrol ; 35(3): 206-213, jul.-set. 2013. ilus, tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-687822

INTRODUÇÃO:

A prevalência de tuberculose entre transplantados renais (TB-TXR) é maior do que na população geral. Assim, objetivamos realizar uma revisão sistemática e meta-análise da prevalência de TB-TXR.

MÉTODOS:

Após buscas eletrônicas e revisão de referências, estimou-se a prevalência agrupada de TB-TXR e realizou-se meta-regressão. Como referência para comparações, utilizou-se a prevalência de TB na população geral (0,18%; 95% IC = 0,16-0,20).

RESULTADOS:

Foram triados 253 estudos e 41 incluídos. A prevalência agrupada de TB-TXR foi 2,51% (95% IC = 2,17-2,85). Na meta-regressão, amostra > 2501 e alta prevalência de TB na população geral (p < 0,05) permaneceram associadas com a prevalência de TB-TXR.

CONCLUSÃO:

A prevalência agrupada de TB-TXR encontrada foi 14 vezes maior do que a prevalência de TB na população geral e, dessa forma, destacamos a necessidade de que o planejamento de medidas de prevenção e controle da TB específicas para este grupo de indivíduos seja pauta nas discussões do setor saúde.
Biblioteca responsável: BR1.1