Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Serum levels of interleukin-6 in contacts of active pulmonary tuberculosis / Níveis séricos de interleucina-6 em contatos de tuberculose pulmonar ativa

Lopes, Fernando Henrique Azevedo; Assis, Lívia Coelho de; Pires Neto, Roberto da Justa; Botelho, Karine Paschoal; Sá, Kélvia Miranda; Frota, Cristiane Cunha; Correia, José Walter; Freitas, Max Victor Carioca.
J. bras. patol. med. lab ; 49(6): 410-414, Dec. 2013. graf, tab
Artigo em Inglês | LILACS | ID: lil-697116

INTRODUÇÃO:

Estima-se em mais de dois bilhões o número de infectados pelo Mycobacterium tuberculosis no mundo. A interleucina-6 (IL-6) é uma importante citocina, cujos níveis séricos estão comumente elevados na tuberculose pulmonar ativa. A dosagem dessa citocina em contatos de pacientes com tuberculose pode ser útil para se acompanhar a evolução do processo infeccioso, bem como para inferir o risco de progressão da doença ativa.

OBJETIVO:

Avaliar os níveis séricos de IL-6 em contatos de pacientes com tuberculose pulmonar ativa e compará-los com os de dois outros grupos a) pacientes acometidos por tuberculose pulmonar ativa; b) não contatos de tuberculose.

MÉTODOS:

Estudo transversal com 15 contatos de pacientes com tuberculose pulmonar ativa, selecionados de acordo com protocolo preconizado pelo Ministério da Saúde. Os níveis séricos de IL-6 foram mensurados por meio de ensaio imunoenzimático (ELISA). O mesmo ensaio também foi empregado nos dois grupos de comparação 38 pacientes com tuberculose pulmonar ativa (confirmada por exame clínico, raios X de tórax e baciloscopia) e 63 não contatos, doadores saudáveis de sangue.

RESULTADOS:

Para o grupo de contatos, a mediana de concentração de IL-6 foi de 1,7 pg/ml (0,96-4,8 pg/ml); para os acometidos por tuberculose pulmonar ativa e indivíduos não contatos, esses valores foram 4,3 pg/ml (0-12 pg/ml) e 0,5 pg/ml (0-2,8 pg/ml), respectivamente (p < 0,0001).

CONCLUSÃO:

Contatos de pacientes com tuberculose pulmonar ativa apresentaram níveis séricos de IL-6 significativamente aumentados (3,4 vezes mais), em relação aos indivíduos não contatos, mas em um patamar inferior (2,5 vezes menos), quando comparados com os acometidos pela doença ativa.
Biblioteca responsável: BR1.1