Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Infecções pelos vírus das hepatites B e C e o carcinoma hepatocelular na Amazônia oriental / Hepatitis B and C virus infection and the hepatocellular carcinoma in the east Amazon, Brazil

Miranda, Esther Castello Branco Mello; Moia, Lizomar de Jesus Pereira; Amaral, Ivanete do Socorro Abraçado; Barbosa, Maria Silvia de Brito; Conde, Simone Regina Souza da Silva; Araújo, Marialva Tereza Ferreira de; Cruz, Ermelinda do Rosário Moutinho da; Demachki, Samia; Bensabath, Gilberta; Soares, Manoel do Carmo Pereira.
Rev. Soc. Bras. Med. Trop ; 37(supl.2): 47-51, 2004. graf, mapas, tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-723319
Com o objetivo de contribuir para um melhor conhecimento do envolvimento das infecções pelos vírus das hepatites B e C, na etioepidemiologia do CHC na Amazônia Oriental, estudou-se 36 pacientes em Belém-PA. Foram avaliados marcadores sorológicos e a pesquisa do HBV-DNA e HCV-RNA pela reação em cadeia da polimerase. Observou-se etilismo em 33,3% e cirrose em 83,3%. Marcadores sorológicos das infecções pelo HBV e HCV foram encontrados respectivamente em 88,9% e 8,3%. O HBsAg foi encontrado em 58,3%; anti-HBc em 86%; anti-HBe em 85,7; HBeAg em 9,5%; anti-HBc IgM em 57,1%. O HBV-DNA foi detectado em 37,7% e em 65% dos HBsAg positivos; o HCV-RNA em 8,5% e em 100% dos anti-HCV positivos. AFP esteve alterada em 88,9% e acima de 400ng/ml em 75% dos casos. Conclui-se que a infecção pelo HBV parece ter importância na etiologia do CHC e ressalta-se a importância de implementar programas de vacinação e detecção precoce do tumor.
Biblioteca responsável: BR1.1