Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Geoprocessamento em Saúde Pública: fundamentos e aplicações / Use of geo-processing system in Public Health: principles and applications

Nardi, Susilene Maria Tonelli; Paschoal, José Antonio Armani; Pedro, Heloisa da Silveira Paro; Paschoal, Vânia Del´Arco; Sichieri, Eduvaldo Paulo.
Rev. Inst. Adolfo Lutz (Online) ; 72(3): 185-191, 2013. ilus, mapas
Artigo em Português | LILACS, SES-SP, SESSP-CTDPROD, SES-SP, SESSP-IALPROD, SES-SP | ID: lil-742464
Neste trabalho foi averiguado o uso do geoprocessamento como ferramenta para realizar pesquisa e como subsídio para efetuar planejamento de ações em saúde pública. Diversos investigadores têm citado a construção de sistema de vigilância da saúde orientado por um modelo de análise de situações de risco,em substituição ao modelo de risco individual. Esta alternativa, que utiliza o espaço como referência,tem potencialmente mostrado maior poder explicativo por expressar diferentes acessos aos bens e aos serviços de infraestrutura urbana. Com o sistema de geoprocessamento, torna-se possível observar os fatores socioeconômicos, assim como a utilização e as formas de ocupação de áreas. Além disso, podem ser obtidos dados relevantes para efetuar o controle da vigilância em relação à saúde e ao meio ambiente construído e habitado. O uso do geoprocessamento constitui uma importante ferramenta para realizara identificação, a localização e o acompanhamento de populações, principalmente nas periferias dos grandes centros urbanos. Este sistema contribui, ainda, para desenvolver os estudos de transmissão, de disseminação e, ainda, das ações de controle das doenças e dos agravos de saúde de uma determinada área de abrangência.
Biblioteca responsável: BR91.2