Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Funcionalidade de idosos cadastrados em uma unidade da estratégia saúde da família segundo categorias da classificação internacional de funcionalidade / Functionality elderly enrolled in a family health strategy unit according to the level of the international classification of functioning

Lopes, Geovanna Lemos; Santos, Maria Izabel Penha de Oliveira.
Rev. bras. geriatr. gerontol ; 18(1): 71-83, Jan-Mar/2015. tab, graf
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-746079

OBJETIVOS:

Investigar a funcionalidade de idosos cadastrados na Estratégia Saúde da Família ESF e classificar pelas categorias de Atividade e Participação da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde CIF.

MÉTODO:

Pesquisa transversal, descritiva, realizada em 124 idosos cadastrados na ESF Águas Lindas I, município de Ananindeua, Pará, Brasil. A coleta de dados ocorreu no ambiente domiciliar dos idosos. Investigaram-se as características sociodemográficas, a funcionalidade, pelo Índice de Katz e escala de Lawton, e o nível de Atividade e Participação, segundo a CIF. A análise estatística foi realizada no programa SPSS 18.0, utilizando a média, desvio-padrão e o teste Qui-quadrado de Pearson x2, com descrição da frequência relativa simples de cada domínio avaliado.

RESULTADOS:

66,9 % dos idosos eram do sexo feminino, com média de idade 68,5 dp±8,19 anos, casados n=61 e recebiam aposentadoria n=69. Cerca de 65% dos idosos eram independentes para todas as atividades avaliadas pelo Índice de Katz e escala de Lawton. Quanto à classificação da funcionalidade pela CIF, a maioria foi classificada com códigos que indicam nenhuma dificuldade.

CONCLUSÃO:

A maior parcela dos idosos estudados apresenta-se ativa e participativa, ou seja, é capaz de desempenhar uma tarefa diária, o que talvez represente um envelhecimento com poucas perdas.
Biblioteca responsável: BR1421.1