Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Anticardiolipin antibodies and recurrent spontaneous abortion in Brazilianwomen / Anticardiolipin antibodies and recurrent spontaneous abortion in Brazilianwomen

dos Santos Santana, Natália; Cosentino Junqueira Franco Spegiorin, Lígia; Pontes Ferreira, Camila; Mós Vaz Oliani, Denise Cristina; Oliani, Antonio Hélio; Pereira Godoy, José Maria; Brandão de Mattos, Cinara de Cássia; de Mattos, Luiz Carlos.
Sci. med ; 25(1): ID18581, jan.-mar. 2015. tab
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: lil-754492

Objetivos:

Avaliar a frequência de anticorpos anticardiolipina (aCL) em mulheres comhistória prévia de aborto espontâneo recorrente (AER).

Métodos:

No período de abril de 2005 a dezembro de 2008 foram avaliados os dados deprontuários de gestantes atendidas no Ambulatório de Gestação de Alto Risco do Hospital de Baseda Fundação Faculdade Regional de Medicina (FUNFARME), em São José do Rio Preto, SãoPaulo, Brasil. Foram incluídas neste estudo pacientes com idade acima de 18 anos que tiveram pelomenos dois abortos espontâneos e foram avaliadas para aCL. O teste exato de Fisher foi usado paracomparar os resultados. Valor de p menor que 0,05 foi considerado significante.

Resultados:

Um total de 294 mulheres gestantes foram avaliadas durante o período doestudo, das quais 44 atendiam aos critérios de inclusão. A média de idade foi 33,8±5,4 anos(variação 22 a 44; mediana 34). Dezoito pacientes (40,9%) foram reagentes para aCL e 26 (59,1%)não reagentes, e a diferença entre a média de idade não foi estatisticamente significante (reagentes34,6±5,8 anos; não reagentes 33,2±5,2 anos, p=0,4001). Quatorze (77,8%) pacientes apresentaramaCL IgM e seis (33,2%) aCL IgG. Duas pacientes (11%) foram reagentes para ambas as classes deaCL, IgM e IgG. Na maioria dos casos os títulos de anticorpos aCL foram compatíveis com baixorisco para morbidade na gravidez. O número de abortos variou de dois a seis. O número médio deabortos entre as reagentes para aCL foi de 3,5±1,1 e entre as não reagentes foi de 2,9±1,1(p=0,0813).

Conclusões:

A frequência de aCL foi alta entre as pacientes com história de AER,especialmente entre aquelas que tiveram um maior número de perdas fetais. Entre as mulheres compelo menos dois abortos espontâneos, a média do número de abortos não foi significativamentediferente entre aquelas reagentes e não reagentes para aCL.
Biblioteca responsável: BR1.1