Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Prevalência da co-infecção por Leishmania sp. em pacientes portadores de HIV/AIDS atendidos pelo Programa Municipal de DST/AIDS no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Imperatriz-MA / Prevalence of Co-Leishmania sp. in patients with HIV/AIDS Program Attended by Hall of STD/AIDS in the Centre of Testing and Counseling (CTA) Imperatriz of MA

Silva, Lúcio André; Ishikawa, Edna Aoba Yassui.
Rev. para. med ; 29(3)jul.-set. 2015. tab
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: lil-786409

Objetivo:

Estimar a Prevalência da ocorrência da infecção por Leishmania sp. em indivíduos convivendo comHIV/AIDS atendidos pelo programa municipal de DST/aids no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) deImperatriz-MA.

Método:

Foi realizado um estudo descritivo transversal, a população de estudo foi constituída por199 indivíduos. A coleta de dados foi feita por meio de um questionário para a obtenção de dados demográficos,socioeconômicos e epidemiológicos, bem como foi realizado exame de coleta de material biológico (sangue) de todosos pacientes para detecção da infecção por Leishmania sp., por meio de exames laboratoriais (contagem de CD4 eCD8) e pesquisa da PCR.

Resultados:

Entre os pacientes observou-se similaridade entre a frequência dos gêneros,49,2% masculino e 50,8% feminino, com média de idade de 40 anos. Foi observado que 61,8% possuem baixo nívelde instrução e 69,3% possuem renda mensal de até um salário mínimo. 2,01% (4/199) dos pacientes analisadosapresentaram co-infecçãoLeishmania/HIV. Sendo, destes, 3 que apresentaram infecção mista por Leishmania (V.) spe Leishmania (L.) amazonensis, causadores de LTA e um paciente infectado por Leishmania (L.) chagasi, causadorde LV.

Conclusões:

Este estudo permitiu conhecer a magnitude da prevalência da co-infecçãoLeishmania/HIV.Assim, sugerimos que o teste anti-Leishmaniaseja realizado em todos os indivíduos com HIV/Aids, e que sejamincrementadas políticas públicas voltadas para essa problemática.
Biblioteca responsável: BR1.1