Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Evolução hospitalar de pacientes com endocardite infecciosa em hospital público de Belém, Pará, Brasil / Hospital evolution of patients with infective endocarditis in public hospital in Belém, Pará, Brasil

Holanda, Luciana Serfaty de; Daher, Juliana Fonseca de araújo; Costa, Alberto Freire Sampaio; Neves, dilma Costa de Oliveira; Holanda, Vitor Bruno Teixeira de.
Int. j. cardiovasc. sci. (Impr.) ; 28(6): 496-503, nov.-dez. 2015.
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-788768
A evolução temporal do conhecimento da doença possibilita avanços nas técnicas que favorecem o diagnóstico precoce que, por consequência, é importante para a sobrevida do paciente com endocardite infecciosa (EI).

Objetivo:

Descrever a evolução hospitalar de pacientes acometidos por endocardite infecciosa em hospital da rede pública em Belém, Pará, Brasil.

Métodos:

Estudo observacional, descritivo, prospectivo de série de casos. Realizada análise de prontuário de 18 pacientes com EI no Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HCGV), que faziam parte da demanda espontânea do hospital e que satisfizeram aos critérios de inclusão adotados. Analisados dados sociodemográficos e evolução clínica.

Resultados:

Dos 18 pacientes estudados, observou-se predomínio do sexo masculino (72,2%), faixa etária entre 39-59 anos (50,0%), grau de escolaridade ensino fundamental incompleto (61,1%) e renda mensal de dois a quatro salários mínimos (55,5%). O fator de risco mais prevalente foi a presença de prótese valvar biológica (36,0%), 66,5% das hemoculturas foram negativas, a valva aórtica foi a mais acometida (44,4%). Disfunção valvar foi a complicação mais encontrada (26,5%), o tratamento clínico-cirúrgico foi o mais utilizado (55,5%), o critério para cirurgia foi a disfunção grave (33,3%). O tempo para diagnóstico foi 27,7 dias, o tempo para tratamento após o diagnóstico foi 2,4 dias e o desfecho mais encontrado foi o óbito (50,0%).

Conclusão:

A metade dos pacientes evoluiu para óbito, com um percentual bem acima do que é encontrado na literatura.
Biblioteca responsável: BR44.1