Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Prevalence of latent Mycobacterium tuberculosis infection in prisoners / Prevalência da infecção latente por Mycobacterium tuberculosis em pessoas privadas de liberdade

Navarro, Pedro Daibert de; Almeida, Isabela Neves de; Kritski, Afrânio Lineu; Ceccato, Maria das Graças; Maciel, Mônica Maria Delgado; Carvalho, Wânia da Silva; Miranda, Silvana Spindola de.
J. bras. pneumol ; 42(5): 348-355, Sept.-Oct. 2016. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS | ID: lil-797954
RESUMO

Objetivo:

Determinar a prevalência e os fatores associados à infecção latente por Mycobacterium tuberculosis (ILTB) em pessoas privadas de liberdade no Estado de Minas Gerais.

Métodos:

Estudo de coorte transversal realizado em duas penitenciárias em Minas Gerais. Foi realizada a prova tuberculínica nos indivíduos que aceitaram participar do estudo.

Resultados:

Foram selecionados 1.120 indivíduos para a pesquisa. A prevalência da ILTB foi de 25,2%. Na análise multivariada, a ILTB esteve associada com relato de contato com caso de tuberculose ativa dentro da penitenciária (OR ajustada = 1,51; IC95% 1,05-2,18) e uso de drogas inaláveis (OR ajustada = 1,48; IC95% 1,03-2,13). Foram identificados 131 pacientes sintomáticos respiratórios (11,7%). O teste anti-HIV foi realizado em 940 (83,9%) dos participantes, sendo positivo em 5 indivíduos (0,5%). Dois casos de tuberculose ativa foram identificados no período do estudo.

Conclusões:

A prevalência de ILTB dentro das penitenciárias estudadas foi alta. Além disso, a ILTB estava associada ao relato de contato com casos de tuberculose e ao uso de drogas inaláveis. Nossos achados demonstram que é necessária a melhoria das condições de encarceramento e a utilização de outras estratégias, como a triagem por radiografia de tórax, para a descoberta de casos de tuberculose e redução da infecção pelo M. tuberculosis no sistema penitenciário.
Biblioteca responsável: BR1.1