Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Evaluación serológia de la toxoplasmosis en bufalos de tres mesorregiones del estado Para / Serological evaluation of toxoplasmosis in buffaloes from three mesorregions of Pará state / Avaliação sorológica da toxoplasmose em bubalinos de três mesorregiões do estado do Pará

Pinheiro, Valdelice de Lourdes Corrêa; Silva, Daniela Barbosa da; Oliveira, Gabriela Capriogli de; Chagas, Kylma Lorena Saldanha das; Casseb, Alexandre do Rosário; Silva, Sandro Patroca da; Negrão, Andrea Maria Goes; Langoni, Hélio.
Vet. Zoot. ; 23(4): 706-712, dez. 2016. tab, graf
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-684585
Com o objetivo de se investigar a frequência de anticorpos sorológicos anti-Toxoplasma gondii em bubalinos do Pará, foram escolhidas 256 amostras de soro sanguíneo de fêmeas bubalinas, provenientes das seguintes mesorregiões Paraenses Baixo Amazonas (n=87), Marajó (n=124) e Sudeste Paraense (n=45). As amostras faziam parte do banco de soro do laboratório de Microbiologia e Doenças Infecciosas da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e foram submetidas ao Teste da Aglutinação Direta Modificada (MAT) para detecção de anticorpos da classe IgG anti- Toxoplasma gondii. Das 256 amostras de soros bubalinos analisados por esta técnica, 31,65% (81/256) resultaram positivas com títulos iguais ou maiores que 16, e 68,35% (175/256) delas mostraram-se não reagentes. O título mais frequentemente encontrado foi o de 16 (71,60%), seguido do título 64 (17,28%). Apenas dois animais (2,47%) apresentaram o título 1024 e somente um animal (1,23%) apresentou o título mais alto, de 4096. A presença de búfalos soropositivos é um indicativo da circulação do Toxoplasma gondii nas mesorregiões estudada e isto merece uma atenção especial, visto que esses animais mantém uma íntima relação com os seres humanos e servem de alimento, podendo, portanto, ser um meio de infecção para os homens e os outros animais.(AU)
Biblioteca responsável: BR68.1
Localização: BR68.1