Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

New human case reports of cutaneous leishmaniasis by Leishmania (Viannia) naiffi in the Amazon region, Brazil / Novos relatos de casos de leishmaniose cutânea por Leishmania (Viannia) naiffi na região amazônica, Brasil

Figueira, Luanda de Paula; Soares, Fabiane Veloso; Naiff Junior, Roberto Daibes; Silva, Alana Cristina Vinhote; Silva, Susi Simas da; Espir, Thais Tibery; Naiff, Maricleide de Farias; Gomes, Luis Henrique Monteiro; Moreira, Flávia Regina Almeida Campos; Franco, Antonia Maria Ramos.
Acta amaz ; 47(1): 47-52, 2017. tab, ilus
Artigo em Inglês | BVS Integralidade, FIOCRUZ | ID: int-5021
Poucos casos de leishmaniose cutânea humana (LC) causada por Leishmania naiffi foram descritos na literatura médica. Assim, o objetivo deste estudo foi relatar e analisar novos casos de infecção por L. naiffi no período compreendido entre os anos de 1992 a 2011. As cepas foram caracterizadas por análise de isoenzimas. Todos os pacientes atendidos apresentavam lesões pequenas; variando entre 1,0x1,0 mm e 13,5x11,5 mm. As lesões observadas foram amplamente distribuídas 55,5% no membro inferior, 5,5% na área abdominal, 16,6% no membro superior e 22,2% no membro superior e para trás. Setenta e dois por cento dos pacientes tiveram lesões ulceradas. O curso clínico da doença variou de 1 a 10 meses. De acordo com o sexo, a maioria dos indivíduos infectados eram homens (83,3%). Os pacientes vieram de Amazonas (10), Pará (01) e Rondônia (01), estados do norte do Brasil. Cinco pacientes foram infectados em estações experimentais do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Embora os resultados encontrados neste estudo fossem semelhantes às outras descrições na literatura, alguns dos pacientes apresentavam mais de uma lesão cutânea. Também é relatado o primeiro caso de LC causada por L. naiffi no Estado de Rondônia e identificada uma área de transmissão da doença na estação experimental do INPA (AU)
Biblioteca responsável: BR433.1
Localização: BR433.1