Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Atuação do enfermeiro da Atenção Primária no controle do câncer de mama / Primary care nurses`role in the controle of breast cancer

Teixeira, Michele de Souza; Goldman, Rosely Erlach; Gonçalves, Valterli Conceição Sanches; Gutiérrez, Maria Gaby Rivero de; Figueiredo, Elisabeth Niglio de.
Acta paul. enferm ; 30(1): 1-7, 2017. tab
Artigo em Português | BVS Integralidade, FIOCRUZ | ID: int-5083

Objetivo:

Analisar as ações realizadas por enfermeiros da Atenção Primária em Saúde para rastreamento oportunístico do câncer de mama, tendo como parâmetro a proposta do Ministério da Saúde.

Métodos:

Estudo descritivo, transversal, realizado com 70 enfermeiros, com auxílio de questionário validado, elaborado segundo as ações determinadas pelo programa de controle de câncer de mama do Brasil.

Resultados:

97,1% dos enfermeiros realizavam exame clínico das mamas, 88,6% indicaram a mamografia anualmente e 75,7% orientaram o primeiro exame a partir dos 40 anos e 52,9% promoviam reuniões educativas. Entretanto, a orientação sobre faixa etária e intervalo de tempo para mamografia e exame clínico das mamas, bem como busca ativa de mulheres faltosas não apresentavam conformidade com o preconizado.

Conclusão:

Os enfermeiros têm realizado ações para o controle do câncer de mama, mas existem algumas não conformidades entre as ações executadas e as propostas do Ministério da Saúde para o rastreamento desta neoplasia (AU)
Biblioteca responsável: BR433.1
Localização: BR433.1