Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Relações de poder na equipe de saúde da família: foco na enfermagem / Relaciones de poder en el equipo de salud familiar: foco en la enfermería / Power relations in the family health team: focus on nursing

Silva, Iramildes Souza; Arantes, Cássia Irene Spinelli.
Rev. bras. enferm ; 70(3): 607-615, 2017.
Artigo em Português | BVS Integralidade, FIOCRUZ | ID: int-5104

Objetivo:

analisar as relações de poder que permeiam o trabalho da equipe de saúde da família e discutir perspectivas de emancipação desses sujeitos, com enfoque na enfermagem e agentes comunitários de saúde.

Método:

estudo qualitativo com equipe de saúde da família de município do interior paulista. Os dados foram coletados por meio de observação sistemática e entrevista com os trabalhadores. Foi realizada análise de conteúdo temática.

Resultados:

foram identificadas três categorias o trabalho da equipe de saúde da família e as relações de poder; a relação de poder entre enfermeira e equipe de saúde; as relações da enfermagem e agentes comunitários com a enfermeira. A equipe produz relações de poder movidas por saberes hierarquizados que se movimentam na busca pelo reordenamento dos poderes. Considerações finais é necessário rever as contradições presentes no cenário de atuação das equipes de saúde da família, com vistas à flexibilidade nas relações de poder (AU)
Biblioteca responsável: BR433.1
Localização: BR433.1