Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Saúde Mental e Atenção Básica: território, violência e o desafio das abordagens psicossociais / Salud mental y Atención Básica: terrritorio, violencia y el desafio de los enfoques psicosociales / Mental Health and Primary Health care: territory, violence and the Psichosocial Approaches Challenge

Prata, Nina Isabel Soalheiro dos Santos; Groisman, Daniel; Martins, Desiane Alves; Rabello, Elaine Teixeira; Mota, Flávio Sagnori; Jorge, Marco Aurélio; Nogueira, Mariana Lima; Calicchio, Renata Ruiz; Vasconcelos, Renata Veloso.
Trab. educ. saúde ; 15(1): 33-53, 2017.
Artigo em Português | BVS Integralidade, FIOCRUZ | ID: int-5165
Este artigo teve como objetivo discutir os desafios para a implementação das ações de saúde mental na Estratégia Saúde da Família na perspectiva da desinstitucionalização e territorialização do cuidado. Descrevemos, na visão de gestores e equipes de saúde da família, o contexto territorial, formas de identificação das demandas e práticas de acolhimento e cuidado em saúde mental. Avaliamos ainda os desafios para a construção de abordagens psicossociais potentes e o cuidado em rede. O campo da pesquisa constituiu-se de dois territórios da cidade (Manguinhos e Complexo do Alemão) com características emblemáticas do contexto urbano do Rio de Janeiro no período estudado (2009 a 2013). Os pesquisadores trabalharam com estratégias de metodologias qualitativas e colaborativas que incluíram entrevistas com gestores, grupos focais com trabalhadores e visitas sistemáticas ao campo. Os dados coletados apontaram tendências específicas como expansão acelerada da Estratégia Saúde da Família com impactos no processo de trabalho; discurso dos gestores com evidência de abertura para inclusão da saúde mental na Estratégia; narrativas dos trabalhadores explicitando sensação de despreparo e baixa percepção do potencial terapêutico da atenção básica; violência nos territórios causando tensões e ambivalências em relação aos poderes locais; associação direta entre saúde mental e cotidiano violento (AU)
Biblioteca responsável: BR433.1
Localização: BR433.1