Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Fatores contextuais e individuais associados à insatisfação com os serviços de emergência na rede pública brasileira, 2011-2012 / Factores contextuales e individuales asociados a la insatisfacción con los servicios de urgencia en la red pública brasileña, 2011-2012 / Contextual and individual factors associated with dissatisfaction with public emergency health services in Brazil, 2011-2012

Rech, Rafaela Soares; Hugo, Fernando Neves; Giordani, Jessye Melgarejo do Amaral; Passero, Lúcia Gimenes; Hilgert, Juliana Balbinot.
Cad. saúde pública ; 34(1): e00175416, 2018. graf, tab
Artigo em Inglês | BVS Integralidade, FIOCRUZ | ID: int-5295
Nos últimos anos houve avanços significativos na rede brasileira de serviços de emergência. O estudo teve como objetivo avaliar os fatores contextuais e individuais associados à satisfação com os serviços públicos de emergência. Através deste estudo transversal multinível realizado entre junho de 2011 e janeiro de 2012, foram coletados dados via telefone na Ouvidoria do Sistema Único de Saúde (SUS). Os números telefônicos foram selecionados aleatoriamente a partir de um banco de dados da empresa de telefonia. Foram avaliadas variáveis socioeconômicas, demográficas e de serviços de saúde, além de dados dos municípios. A variável dependente era a insatisfação com serviços públicos de emergência no Brasil. Foi realizada regressão logística multinível, e 7.027 indivíduos de 61 municípios responderam a pesquisa. A prevalência de insatisfação percebida era 48,1% (IC95% 46,9-49,3). As variáveis que mantiveram a associação significativa com o desfecho foram idade > 20 anos, escolaridade ≥ 16 anos, Região Centro-oeste, demandas não atendidas, tempo de espera mais longo e acesso ao atendimento de emergência em serviços de atenção primária. A prevalência da in-satisfação percebida está relacionada predominantemente ao tempo de espera e ao tempo necessário para resolver a demanda. (AU)
Biblioteca responsável: BR433.1
Localização: BR433.1