Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Organizações Sociais da Saúde: uma expressão fenomênica da privatização da saúde no Brasil / Organizaciones Sociales de la Salud: una expresión fenoménica de la privatización de la salud en Brasil / Social Healthcare Organizations: a phenomenological expression of healthcare privatization in Brazil

Morais, Heloisa Maria Mendonça de; Albuquerque, Maria do Socorro Veloso de; Oliveira, Raquel Santos de; Cazuzu, Ana Karina Interaminense; Silva, Nadine Anita Fonseca da.
Cad. saúde pública ; 34(1): e00194916-13, 2018. mapas, tab
Artigo em Português | BVS Integralidade, FIOCRUZ | ID: int-5296
A pesquisa analisou o processo de expansão das Organizações Sociais da Saú-de (OSS) no Brasil durante o período de 2009-2014. Para tanto, dimensionou as dez maiores OSS segundo recursos financeiros captados, explorou suas qualificações como entidades sem fins lucrativos, tomando em conta as evidências empíricas que apontam para sua expansão e consolidação no processo de ges-tão e prestação de serviços de saúde via estratégias próprias de organizações privadas lucrativas. O estudo é descritivo e exploratório, e foi realizado com base em fontes documentais de domínio público. No plano das relações com o Estado, as OSS têm se beneficiado das brechas e facilidades concedidas pela lei e apresentado uma notável expansão. Evidenciou-se um movimento recente das OSS pela busca concomitante da condição de entidades filantrópicas, assegurando múltiplas oportunidades de captação de recursos e de benefícios fiscais; a possibilidade de aplicação de excedentes financeiros no mercado de capitais; e a remuneração de seus corpos diretivos. Há uma concentração em serviços hospitalares com maior densidade tecnológica; nítida predominância de cláusulas respeitantes ao incremento de repasses financeiros em detrimento de outras cláusulas regulatórias; existência de modalidades especiais de con-tratos com serviços-meios absolutamente estratégicos para o funcionamento geral do Sistema Único de Saúde. Portanto, neste estudo as OSS se configuram como um dos componentes do Complexo Econômico Industrial da Saúde, nas vertentes da gestão, da prestação e da regulação de serviços, em um cenário de intensiva mercantilização da saúde e de transferência de fundo público para o setor privado (AU)
Biblioteca responsável: BR433.1
Localização: BR433.1