Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Reflexões e produção coletiva sobre o “ser” conselheiro municipal de saúde / Reflexiones y producción colectiva sobre “ser” consejero municipal de salud / Reflections and collective production about being a municipal health counselor

Gomes, Angela Maria; Colliselli, Liane; Kleba, Maria Elisabeth; Madureira, Valéria Silvana Faganello.
Rev. bras. enferm ; 71(Suppl.1): 538-546, 2018. ilus, graf
Artigo em Português | BVS Integralidade, FIOCRUZ | ID: int-5396

Objetivo:

Identificar a dinâmica participativa de um conselho municipal de saúde, com o desenvolvimento de processo crítico reflexivo sobre o “ser conselheiro”, apontando fragilidades e possibilidades desse colegiado, além de gerar coletivamente novos saberes e a (re)elaboração da Lei Ordinária do CMS.

Método:

Pesquisa convergente assistencial, incluindo análise documental, observação não participante e oficinas temáticas. A pesquisa foi em 2016, com conselheiros municipais de saúde de um municípioda Região Oeste de Santa Catarina.

Resultados:

Este estudo possibilitou identificar formas de participação social a serem fortalecidas no exercício do controle social, compartilhar e refletir sobre as experiências individuais, ancorá-las na legislação vigente e construir conhecimentos que oportunizaram a elaboração/organização de um produto readequação da Lei Ordinária do conselho à legislação vigente. Considerações finais Pontua-se a necessidade de ampliar a participação, considerando a presença dos conselheiros nas reuniões, a representação efetiva e a sua maior interação nas discussões e deliberações do conselho (AU)
Biblioteca responsável: BR433.1
Localização: BR433.1