Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Perfil demográfico do envelhecimento nos municípios do estado do Pará, Brasil / Perfil demográfico del envejecimiento en los municipios del estado de Pará, Brasil / Aging demographic profi le in municipalities in the state of Pará, Brazil

Campos, Ana Cristina Viana; Gonçalves, Lucia Hisaki Takase.
Rev. bras. enferm ; 71(Suppl.1): 636-643, 2018. tab
Artigo em Português | BVS Integralidade, FIOCRUZ | ID: int-5398

Objetivo:

investigar as diferenças socioeconômicas e demográficas entre os municípios paraenses, em relação ao envelhecimento.

Método:

Estudo ecológico com a utilização de dados secundários demográficos, socioeconômicos e de saúde referentes aos 144 municípios do estado do Pará, Brasil. Os dados foram tratados adotando-se a análise de segmentação, o Teste U de Mann-Whitneye os modelos de regressão logística, com nível de significância estabelecido em p≤0,05.

Resultados:

A análise de segmentação criou uma variável única para explicar o envelhecimento entre os municípios paraenses, formando dois clusters distintos alto e baixo envelhecimento, com respectivamente 104 (72,22%) e 40 (27,78%) municípios. O modelo final ajustado revelou associação entre envelhecimento e renda per capita (p=0,021), vulneráveis à pobreza (p=0,003), razão ricos/pobres (p=0,012) e densidadede moradores (p=0,019).

Conclusão:

Conclui-se que existe heterogeneidade no envelhecimento da população idosa entre os municípios do Pará, especialmente em relação às condições socioeconômicas e tamanho do município (AU)
Biblioteca responsável: BR433.1
Localização: BR433.1