Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Análise da gestão do cuidado no Programa de Saúde da Família: referencial teórico-metodológico / Análisis de la gestión de la atención en el Programa de Salud de la Familia: referencial teórico-metodológico / Analysis of managed-care in the Family Health Program: the methodologic and theory referential

Pires, Maria Raquel Gomes Maia; Gõttems, Leila Bernardo Donato.
Rev. bras. enferm ; 62(2): 294-299, mar.-abr. 2009. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: lil-512363
Nesta reflexão, questiona-se que referencial teórico-metodológico pode ser utilizado para analisar o potencial para autonomia do cuidado no processo de trabalho do PSF. Parte-se da premissa de que a análise do processo de trabalho em saúde centrado nas contradições da gestão do cuidado contribui para o desvelamento de potencialidades emancipatórias.

Objetivos:

discutir as contradições, possibilidades e desafios às mudanças da gestão do cuidado no Progrma de Saúde da Família/Atenção Básica/Sistema ùnico de Saúde e propor um referencial teórico-metodológico para análise da gestão do cuidado no processo de trabalho do Programa de Saúde da Família. Conclui-se pelo uso de referenciais que explicitem se o cuidado em saúde tende mais para o domínio autoritário ou para o partilhamento de poderes entre os sujeitos, entendendo-os complementares.
Biblioteca responsável: BR1.1