Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

The network of mental health care from the family health strategy service / Red de atención en salud mental desde la estrategia salud de la familia / A rede de atenção à saúde mental a partir da Estratégia Saúde da Família

Wetzel, Christine; Pinho, Leandro Barbosa de; Olschowsky, Agnes; Guedes, Ariane da Cruz; Camatta, Marcio Wagner; Schneider, Jacó Fernando.
Rev. gaúch. enferm ; 35(2): 27-32, 06/2014.
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: lil-716373
A Estratégia de Saúde da Família (ESF) é um importante aliado na rede de atenção à saúde mental, contribuindo para a integralidade e efetividade do cuidado. Este estudo teve como objetivo discutir a rede de atenção em saúde mental a partir do cotidiano de uma ESF. É um estudo avaliativo, com abordagem metodológica qualitativa. Foi desenvolvido em uma ESF de Porto Alegre, RS, Brasil. Os dados foram coletados entre julho e dezembro de 2010, por meio de entrevistas com 16 trabalhadores e dez familiares. Identificamos importantes recursos de cuidado na atenção básica, como a parceria com a academia. No entanto, a constituição desse cuidado ainda está embasada no especialismo, com a lógica do encaminhamento. Pretendemos com esse estudo contribuir para a operacionalização da rede de cuidados em saúde mental, consolidando a parceria com a ESF e desenvolvendo ações no espaço territorial, sensibilizando e desmistificando a atenção na área como unicamente especializada.
Biblioteca responsável: BR1.1