Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Health care for women over 50: programmatic vulnerability in the Family Health Strategy / Atención a la salud de la mujer después de 50 años: la vulnerabilidad programática de la Estratégia de Salud de la Família / Atenção à saúde da mulher após os 50 anos: vulnerabilidade programática na Estratégia Saúde da Família

Pasqual, Kelly Karine; Carvalhaes, Maria Antonieta de Barros Leite; Parada, Cristina Maria Garcia de Lima.
Rev. gaúch. enferm ; 36(2): 21-27, Apr-Jun/2015. tab
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: lil-752589

OBJETIVO:

Avaliar o processo de atenção prestada a mulheres, a partir dos 50 anos de idade, em Unidade de Saúde da Família, tomando-se como referência o conceito de vulnerabilidade programática.

MÉTODO:

Estudo inserido no campo da avaliação de programas de saúde; utilizou-se o referencial proposto por Donabediam, sendo analisados 90.5% dos 790 prontuários de mulheres matriculadas na Unidade.

RESULTADOS:

Observou-se que nenhuma mulher sem patologia diagnosticada realizou consultas e exames preconizados. Do total de hipertensas e diabéticas, 20.7% estavam inscritas no Programa Hiperdia e menos de 1.0% tinha realizado as consultas e exames necessários. Apenas 11.9% das mulheres tinham realizado exame ginecológico, exame clínico das mamas e mamografia, no ano que antecedeu a coleta de dados.

CONCLUSÃO:

Conclui-se que as mulheres com mais de 50 anos estão em situação de vulnerabilidade programática, relacionada aos indicadores definidos neste estudo. Logo, conhecer a realidade poderá resultar no atendimento de enfermagem mais adequado para esse grupo. .
Biblioteca responsável: BR1.1