Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

A implementação do Programa Mais Médicos e a integralidade nas práticas da Estratégia Saúde da Família / The implementation of the Mais Médicos (More Doctors) Program and comprehensiveness of care in the Family Health Strategy

Comes, Yamila; Trindade, Josélia de Souza; Pessoa, Vanira Matos; Barreto, Ivana Cristina de Holanda Cunha; Shimizu, Helena Eri; Dewes, Diego; Arruda, Carlos André Moura; Santos, Leonor Maria Pacheco.
Ciênc. Saúde Colet. (Impr.) ; 21(9): 2729-2738, Set. 2016. graf
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-795330
Resumo O Programa Mais Médicos (PMM) é uma estratégia do governo do Brasil que visa à ampliação do acesso a profissionais médicos e, consequentemente, melhorias na qualidade dos serviços de Atenção Primária à Saúde. Objetivou-se analisar a percepção dos outros membros das equipes de saúde da família acerca da integralidade nas práticas a partir da incorporação do médico do Programa. Estudo em 32 municípios pobres nas cinco regiões do Brasil, nos quais foram entrevistados 78 profissionais de saúde, não médicos, das equipes que receberam médicos do PMM. As entrevistas foram submetidas à análise de conteúdo auxiliada pelo software Atlas.ti. Os principais achados revelaram o aumento do acesso e da acessibilidade ao serviço de saúde da Estratégia Saúde da Família; acolhimento humanizado e vínculo compreensão, parceria, amizade e respeito; o resgate da clínica tempo dedicado, escuta atenta, exame físico minucioso; o desejo e a disponibilidade para resolver problemas; a continuidade dos cuidados; a garantia de visitas domiciliares e as equipes multiprofissionais articuladas em redes. Conclui-se que o Programa Mais Médicos contribuiu na presença de traços de integralidade nas práticas de saúde, impactando positivamente na melhoria da Atenção Básica à Saúde.
Biblioteca responsável: BR1.1