Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

BVS - Literatura Científico-Técnica

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

A reeducação dinâmica muscular no equilíbrio postural e na redução da lombalgia em trabalhadores industriais / La reeducación dinámica muscular en el equilibrio postural y la reducción de la lumbalgia en trabajadores industriales / Muscular dynamic reeducation in postural balance and in lumbar pain reduction for industry workers

Pinto, Francisco Miguel; Silva, Elirez Bezerra da; Knoplich, José; Bacelar, Silvia Correa; Bertoni, Guilherme; Dantas, Estélio Henrique Martin.
Mundo saúde (Impr.); 34(2): 192-199, abr.-jun. 2010. ilus, graf, tab
Português | LILACS | ID: mis-31481
O objetivo deste estudo foi investigar o efeito da reeducação da dinâmica muscular (RDM registrado) no equilíbrio postural e na redução da lombalgia de trabalhadores industriais. A amostra foi constituída de operadores industriais, portadores de lombalgia, encaminhados ao setor de Fisioterapia. Após o crivo dos critérios de inclusão e exclusão, foram sorteados 82 indivíduos, divididos, aleatoriamente, em: grupo experimental (GE; n igual a 41, idade igual a 41 mais ou menos 4 anos; índice de massa corpórea (IMC) igual a 26,46 mais ou menos 3,25) e grupo controle (GC; n igual a 42, idade igual a 42 mais ou menos 5 anos; (IMC igual a 26,47 mais ou menos 3,34). O GE fez parte do tratamento com RDM. O GC foi constituído de indivíduos que não participaram de nenhum tratamento fisioterapêutico durante a pesquisa. Os procedimentos utilizados para a avaliação foram: lombalgia (escala de Borg) e o equilíbrio postural (Pedana estabilométrica e posturométrica). O procedimento de intervenção pelo RDM teve uma duração de 20 minutos, frequência de duas vezes por semana e se estendeu por 12 semanas, sendo a sistemática de tratamento procedida em 4 momentos. Na comparação intragrupos, o teste t pareado ou de Wilcoxon apresentaram, respectivamente, uma melhora significativa (p menor que 0,05) nas variáveis dor lombar (p igual a 0,0001) e equilíbrio postural (p igual a 0,0001) no GE. O teste de Kruskal Wallis, seguido do intervalo de confiança (IC), revelaram melhoras significativas favoráveis ao GE no pós-teste quando comparadas ao pós-teste do GC (dor lombar: IC: -115,58 / -48,66; equilíbrio postural: IC: -68,81 / -1,89). Dessa forma, pode-se inferir que o tratamento com RDM repercutiu em melhora significativa da dor lombar e do equilíbrio postural de operadores industriais. Palavras-chave: Dor lombar. Equilíbrio postural. Reeducação Dinâmica Muscular - trabalhadores industriais (AU)
Biblioteca responsável: BR599.1
Localização: BR599.1