Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

BVS - Literatura Científico-Técnica

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Mobilização social: a comunidade como protagonista. Um relato de experiência / Social mobilization: the community as protagonist. An experience report

Tasch, João Felipe; Oliveira, Thalita Alves de; Paiva, Alessandra Vasconcelos da Silva; Menezes, Bárbara Magalhães; Novais, Isadora Manzi; Ferreira, Leonardo do Santos; Valença, Lucas de Queiroz; Cafundó, Nayhara Rodrigues; Oliveira, Priscila Dias de; Oliveira Neto, Vitor Xavier de; Miranda Junior, Ubirajara José Picanço de.
Comun. ciênc. saúde; 23(3): 271-276, jul.-set., 2012. ilus
Português | LILACS | ID: mis-36344
Introdução: mobilização social é a união de pessoas articuladas de maneiraresponsável e interdependente, objetivando alcançar a melhoriade uma realidade comum. Os protagonistas desse movimento lideramessa ação captando seguidores e transformando o meio em que vivem.Objetivo: registrar duas experiências de mobilização social vivenciadasna comunidade de Sobradinho II.Método: relato de experiência de um grupo com dez estudantes e umdocente da primeira série do curso de medicina da Escola Superior deCiências da Saúde. Desenvolvendo atividades em Sobradinho II (DistritoFederal), participando do programa educacional Interação Ensino--Serviços-Comunidade, esse grupo entrou em contato com dois exemplosde mobilização social: Associação Emival de Apoio à Comunidade e Grupo Cultural Azulim. Depoimentos dos representantes dessas instituiçõessobre as motivações para realização do trabalho social também foram registrados em vídeo, mediante autorização de uso de imagem e voz. Discussão: essas instituições são lideradas por pessoas da comunidadee desenvolvem atividades gratuitas que buscam melhorar a qualidade de vida da população. Observam-se pontos relevantes nesse retrato social:a carência de serviços oferecidos pelo Estado à população, o carátervoluntário das ações, a origem humilde dos líderes e a cidadania como força propulsora de continuidade e renovação dos trabalhos. Conclusão: o contato com o Grupo Cultural Azulim e a AssociaçãoEmival de Apoio à Comunidade proporcionou uma interação entre estudantes, docentes, profissionais e comunidade. Dessa forma, o trabalhodesenvolvido com tais equipamentos sociais alcançou o objetivo doprograma educacional, possibilitando aproximar a realidade dos usuárioscom os serviços de saúde.(AU)
Biblioteca responsável: BR599.1