A Sensibilidade e a humanização dos cuidados em saúde a partir da relação ética com o Rosto do Outro / Sensibility and humanization in health care on the basis of the ethical relationship with the Face of the Other
Mundo saúde (1995)
; 36(3): 407-415, jul.-set. 2012.
Artigo
em Português
| Ministério da Saúde
| ID: mis-36724
Biblioteca responsável:
BR599.1
RESUMO
Na humanização oriunda da sensibilidade o profissional da saúde percebe-se afetado pelo corpo vulnerável de outrem.Parte-se da fenomenologia que considera o corpo como ponto zero da reflexão em contraposição ao pensamento docogito. Edmund Husserl, expoente da filosofia contemporânea, introduz uma diferença significativa na compreensão docorpo como Körper (materialidade e funcionalidade) e Leib (dimensão psíquica e espiritual). Assim, associa o termo carnee o sentido da carnalidade humana como inseparável da subjetivação do corpo. A partir dessa distinção propugna-sea Sensibilidade como categoria que permite abordar a questão da ação do profissional da saúde como genuinamentehumana cuida de um corpo-próprio que na sua unidade é corpo psíquico-somático-espiritual vulnerável. A filosofia daalteridade de Emmanuel Lévinas remete para além da fenomenologia quando aborda a Sensibilidade a partir do Rosto dooutro. Portanto, esse estudo visa mostrar, a partir do pensamento levinasiano, que a sensibilidade do face a face inaugurauma maneira eminentemente ética de humanizar o pensar e o agir do profissional da saúde em função do cuidado dooutro que padece de uma enfermidade. A afecção do face a face origina a identidade do sujeito como realidade marcadapela temporalidade da carne como ato de encarnar-se segundo a interpelação do Rosto de outrem. Deste corpo tocadopelo outro e que não fica indiferente ao apelo do rosto / corpo de outrem emergem ações genuinamente humanas aopromoverem respostas que protegem, dignificam e respeitam a carne de um Rosto único e irredutível a um corpo materialsem identidade-alteridade.(AU)
ABSTRACT
In humanization arising from sensibility health professionals perceive themselves as being affected by the vulnerablebody of another. Our starting point is phenomenology, which takes the body as a zero point of the reflection as againstthe cogito thought. Edmund Husserl, an exponent of contemporary philosophy, introduces a significant difference in thecomprehension of the body as Körper (materiality and functionality) and Leib (psychical and spiritual dimension). Thus, heassociates the expression flesh and the sense of human carnality as inseparable from the subjectivity of the body. From thisdistinction, one advocates for Sensibility as a category that allows approaching the action of health professionals as genuinelyhuman care for ones own body, which in its unit is a psycho-somatic-spiritual vulnerable body. Emmanuel Lévinassphilosophy of alterity points beyond phenomenology when it addresses Sensibility from the Face of the Other perspective.Therefore this study aims to show, on the basis of Levinasian thought, that sensibility of face-to-face encounters establishesthe foundations of an eminently ethical way to humanize health professionals thinking and acting on behalf of caring forthe other suffering from a disease. Affection coming from the face-to-face encounter creates subjects identity as a realitymarked by the temporality of the flesh as an act of becoming incarnate according to the interpellation of the Face of theOther. From this body touched by another, a body that is not indifferent to the appeal of the face / body of the other humanactions emerge that are genuine because of giving answers that protect, dignify and respect the flesh of a face that is uniqueand irreducible to a material body having no identity-otherness.(AU)
Texto completo:
Disponível
Coleção:
LILACS
/
Portal de Textos Completos
Base de dados:
Ministério da Saúde
Assunto:
Assistência Centrada no Paciente
/
Humanização da Assistência
/
Ética
/
Relações Interpessoais
Limite:
Humanos
Idioma:
Português
Revista:
Mundo saúde (1995)
Ano de publicação:
2012
Tipo de documento:
Artigo
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