Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

BVS - Literatura Científico-Técnica

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Integralidade na atenção à saúde: um olhar da Equipe de Saúde da Família sobre a fisioterapia / Integral health assistance: a look to physiotherapy from the point of view of the Family Health Team

Souza, Marcio Costa de; Araújo, Thamyres Menezes de; Reis Júnior, Wanderley Matos; Souza, Jairrose Nascimento; Vilela, Alba Benemérita Alves; Franco, Túlio Batista.
Mundo saúde (1995); 36(3): 452-460, jul.- set. 2012.
Português | LILACS | ID: mis-36731
A integralidade enquanto princípio do Sistema Único de Saúde busca garantir ao indivíduo uma assistência à saúde quetranscenda a prática curativa, contemplando o indivíduo em todos os níveis de atenção e considerando o sujeito inseridoem um contexto social, familiar e cultural. Para estruturar e reorientar o modelo de Atenção à Saúde, foi consolidada aEstratégia Saúde da Família, composta por uma equipe multidisciplinar de profissionais engajados na busca de uma saúdehumanizada e coletiva que proporcione qualidade de vida à população. Sendo assim, as atribuições da Fisioterapiaencontram-se especialmente interligadas às ações da Saúde Coletiva, justificando, portanto, a necessidade de sua inserçãona Equipe de Saúde da Família (ESF). Esta pesquisa teve como objetivo analisar a compreensão da Equipe de Saúde daFamília quanto ao atendimento integral no Sistema Único de Saúde, bem como a concepção da equipe sobre a atuaçãofisioterapêutica na Atenção Primária à Saúde. O estudo tem caráter qualitativo, realizado por meio de aplicação de entrevistasemiestruturada, com 12 profissionais que compõem a ESF, em um município do interior da Bahia. Concluiu-seque algumas mudanças são necessárias para que a integralidade seja uma realidade na atenção à saúde. Nesse contexto,é imperativa a atuação do profissional fisioterapeuta na Estratégia Saúde da Família.(AU)
Biblioteca responsável: BR599.1