Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

BVS - Literatura Científico-Técnica

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Avaliação dos atributos da Atenção Primária à Saúde num município do interior do Estado de São Paulo – Brasil / Evaluation of the Primary Healthcare attributes in a municipality located in the countryside of São Paulo State – Brazil

Fracolli, Lislaine Aparecida; Muramatsu, Marianne Junko; Gomes, Maria Fernanda Pereira; Nabão, Fabiana Rodrigues Zequini.
Mundo saúde (Impr.); 39(1): [54-61], jun., 02, 2015. tab
Português | LILACS | ID: mis-37708
A Atenção Primária à Saúde pode ser qualificada pela existência de quatro atributos essenciais: acesso de primeiro contatodo indivíduo com o sistema de saúde, longitudinalidade, integralidade, coordenação da atenção e três derivados: orientaçãofamiliar, orientação comunitária e competência cultural. Nesta perspectiva o objetivo desta pesquisa foi avaliar apresença e a extensão dos atributos da Atenção Primária à Saúde (APS) na Estratégia Saúde da Família (ESF) no municípiode Quatá-Sp. Trata-se de uma pesquisa avaliativa e quantitativa, os dados foram coletados por meio de entrevistas com34 cuidadores de crianças menores de dois anos utilizando o instrumento PCATool versão criança no mês de janeiro de2014. Os atributos da APS apresentam-se no geral como satisfatórios, no entanto, a acessibilidade e os serviços disponíveisprecisam melhorar sua operacionalização. Nesta pesquisa identificou-se a necessidade de melhorar o acesso da populaçãoaos serviços de APS, com possíveis adequações a serem realizadas no horário de funcionamento das unidades de saúde;facilitar o acesso e o agendamento de consultas; melhorar o sistema de referência e contrarreferência; disponibilidadede serviços como vacinas, sutura; e melhorar a comunicação entre profissionais e usuários, revisando e reformulando omodelo assistencial da ESF.(AU)
Biblioteca responsável: BR599.1